Você está em: HOME / Obesidade

Compartilhe:

Obesidade


 

 

Quando pensamos em obesidade é quase impossível não associar o tema às fórmulas milagrosas que rondam o nosso dia-a-dia, através da mídia, trabalho ou mesmo entre amigos e familiares, com diversos tipos de dietas. Além disso, o crescimento expressivo do culto à beleza e à busca incessante pelo corpo perfeito faz com que a sociedade discuta a obesidade sob a ótica da estética. 

 

Estar acima do peso tornou-se uma condição depreciativa em nosso meio, sendo sinônimo de ociosidade, excesso alimentar e até de descaso com a saúde. Mas o que poucas pessoas sabem é que a obesidade é uma doença geneticamente herdada e precisa ser tratada com orientação médica séria e ética e, acima de tudo, de forma personalizada. Não há mágica para tratar a obesidade e menos ainda uma mesma fórmula para todos. Ao contrário, cada paciente tem suas necessidades específicas de atendimento.

 

O Brasil tem cerca de 18 milhões de pessoas consideradas obesas. Somando o total de indivíduos acima do peso, o montante chega a 70 milhões, o dobro de que existia na década de 80.

 

Muitas são as causas da obesidade: ela pode estar associada a predisposição genética, hábitos alimentares, disfunções endócrinas. A obesidade é considerada uma doença quando requer tratamento e se está acompanhada de outras doenças, tais como hipertensão e diabetes.

 

Diagnóstico de Obesidade (IMC)

 

Um dos parâmetros mais comuns para calcular se uma pessoa está acima do peso, usado pelo Organização Mundial da Saúde (OMS), é o Índice de Massa Corporal (IMC).

 

É calculado dividindo-se o peso (em kg) pelo quadrado da altura (em metros). O resultado revela se o peso está dentro da faixa ideal, abaixo ou acima do desejado - revelando sobrepeso ou obesidade.

 

Classificação do IMC:

Menor que 18,5:  Abaixo do peso

Entre 18,5 e 24,9: Peso normal

Entre 25 e 29,9: Sobrepeso (acima do peso desejado)

Igual ou acima de 30: Obesidade

 

Cálculo do IMC:

IMC=peso (kg) / altura (m) x altura (m)

Exemplo: Uma pessoa tem 83 kg e sua altura é 1,75 m

IMC = 83 / 1,75 x 1,75 = 27,10

O resultado de 27,10 de IMC indica que está acima do peso desejado (sobrepeso)


 


 

 


Copyright © 2010 São Luiz - Todos os direitos reservados

Produzido por CONNEXION NET